Educomunicação como ensino de arte e cultura: reflexões sobre um projeto de videoaula para crianças

Autores/as

  • Marília Silva Martins Gidrão
  • Alice Fátima Martins FAV/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44696

Resumen

Este artigo discute a educomunicação em vista do ensino de artes visuais e as possibilidades dos recursos tecnológicos atuais nos processos de aprendizagem. Tem como base pesquisa desenvolvida por meio de produção audiovisual, com videoaulas e com a contextualização da cultura e da pedagogia, no que diz respeito aos processos de comunicação visual. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa com abordagem de tipo etnográfico. Os resultados apontam para o fato de que a educomunicação mostra-se como caminho relevante para o entendimento da mediação na educação com a cultura e o currículo, na formação do cidadão contemporâneo. Essa temática de estudo tem sido tratada no âmbito do ensino de artes, levando em conta as relações entre as mídias disponíveis e a subjetividade de cada sujeito. A interação intensa com as mídias digitais e televisivas, bem como com as instituições culturais, exercem influência significativa na formação dos educandos, imersos no processo de globalização, em dinâmicas complexas que ameaçam e ao mesmo tempo reforça as culturas identitárias, na construção de conhecimento e nos posicionamentos socioculturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marília Silva Martins Gidrão

Estudante do curso de graduação, Artes Visuais/Licenciatura, na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG). Bolsista de Pibic/Prolicen (UFG).

Alice Fátima Martins, FAV/UFG

Professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), orientadora de Pibic/Prolicen, pesquisadora pela Fapeg, e Bolsista de Produtividade PQ2, pelo CNPq.

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

MARTINS GIDRÃO, M. S.; MARTINS, A. F. Educomunicação como ensino de arte e cultura: reflexões sobre um projeto de videoaula para crianças. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 71–84, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44696. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44696. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias