Inclusão-exclusão: desafios educacionais na dialética eu-outro
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43431Resumo
O presente artigo discorre sobre a compreensão histórica da deficiência e da educação de pessoas nessa condição até a atual proposta de educação inclusiva. Comenta perspectivas teóricas de desenvolvimento e aprendizagem humana e suas repercussões na educação. Aprofunda-se em fundamentos da psicologia histórico-cultural quanto à constituição do sujeito e da aprendizagem e à mediação intelectual e afetiva no processo. Discute a relevância de aspectos da intervenção do outro que, potencialmente, inclui/exclui.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
MACHADO DE FREITAS, A. B. Inclusão-exclusão: desafios educacionais na dialética eu-outro. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 15–29, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43431. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43431. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).