Inclusão-exclusão: desafios educacionais na dialética eu-outro

Autores/as

  • Ana Beatriz Machado de Freitas Doutora em Educação pela PUC Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43431

Resumen

O presente artigo discorre sobre a compreensão histórica da deficiência e da educação de pessoas nessa condição até a atual proposta de educação inclusiva. Comenta perspectivas teóricas de desenvolvimento e aprendizagem humana e suas repercussões na educação. Aprofunda-se em fundamentos da psicologia histórico-cultural quanto à constituição do sujeito e da aprendizagem e à mediação intelectual e afetiva no processo. Discute a relevância de aspectos da intervenção do outro que, potencialmente, inclui/exclui.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Machado de Freitas, Doutora em Educação pela PUC Goiás.

Pedagoga, mestre em Psicologia e doutora em Educação pela PUC Goiás.

Publicado

2016-09-27

Cómo citar

MACHADO DE FREITAS, A. B. Inclusão-exclusão: desafios educacionais na dialética eu-outro. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 15–29, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43431. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43431. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!