É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909Resumo
Assim como nós, as interrogações filosóficas têm uma história. O caso da interrogação que nos serve aqui de título é, desse ponto de vista, exemplar: depois de uma longa e frutífera existência são numerosas respostas que recebeu. Mas nenhuma delas foi suficiente para encerrá-la. Isso porque ela pertence a esse conjunto de indagações que tratam do próprio sentido da existência humana, individual e coletiva: sempre presentes, essas questões são continuamente alvo dos modismos e dos voluntarismos que, em nome da verdade, da natureza, da razão, do progresso científico ou simplesmente do pragmatismo pretendem eliminá-las. Mas elas sobrevivem e refazem sua juventude a cada vez que a reflexão filosófica, cumprindo sua vocação, estranha-se das certezas de seu tempo e descobre familiaridade no que parecia… inteiramente outro. O objetivo do presente artigo é examinar um pouco da história dessa interrogação – se é possível ensinar a ética – na expectativa de que, nos familiarizando com ela, possamos nos tornar, nós próprios, objetos de nosso questionamento.Downloads
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
VALLE, L. do. É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 33–62, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33909. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33909. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).