É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt

Autores/as

  • Lílian do Valle UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909

Resumen

Assim como nós, as interrogações filosóficas têm uma história. O caso da interrogação que nos serve aqui de título é, desse ponto de vista, exemplar: depois de uma longa e frutífera existência são numerosas respostas que recebeu. Mas nenhuma delas foi suficiente para encerrá-la. Isso porque ela pertence a esse conjunto de indagações que tratam do próprio sentido da existência humana, individual e coletiva: sempre presentes, essas questões são continuamente alvo dos modismos e dos voluntarismos que, em nome da verdade, da natureza, da razão, do progresso científico ou simplesmente do pragmatismo pretendem eliminá-las. Mas elas sobrevivem e refazem sua juventude a cada vez que a reflexão filosófica, cumprindo sua vocação, estranha-se das certezas de seu tempo e descobre familiaridade no que parecia… inteiramente outro. O objetivo do presente artigo é examinar um pouco da história dessa interrogação – se é possível ensinar a ética – na expectativa de que, nos familiarizando com ela, possamos nos tornar, nós próprios, objetos de nosso questionamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian do Valle, UERJ

Professora titular de Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora, entre outros, de Enigmas da educação. A paideía democrática de Platão a Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Publicado

2015-02-09

Cómo citar

VALLE, L. do. É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 33–62, 2015. DOI: 10.5216/rp.v23i2.33909. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/33909. Acesso em: 16 ago. 2024.