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O estudante da Educação Básica como pesquisador: investigando e fazendo matemática

Autores/as

  • Luciana Parente Rocha Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Marcos Antonio Gonçalves Júnior Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Míriam do Rocio Guadagnini Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Renato Sardinha Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81344

Resumen

Este artigo relata a criação e o desenvolvimento do projeto de ensino “Investigação Matemática em Sala de Aula: o aluno como pensador autônomo”, desenvolvido em turmas de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental. Pensado em 2015, tal projeto visou mudar a estrutura curricular das referidas séries, bem como o modo de pensar e de ser professor de matemática. A experiência vivenciada nas aulas do projeto, especialmente por meio das estratégias da Investigação Matemática e da Resolução de Problemas, tem mostrado a possibilidade de o professor abandonar o papel central dentro da aula, com o intuito de superar o paradigma do exercício, colocando o estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem. As aulas acontecem em um laboratório de Educação Matemática, partindo de tarefas autorais dos docentes, nas quais os alunos são convidados a investigar, conforme exemplos apresentados. Conclui-se que o projeto leva os estudantes a desenvolverem autonomia, habilidades de escrita, oralidade, criticidade e de saber ouvir. Além disso, tem se mostrado uma importante ferramenta no sentido de mobilizar "o duvidar", o "questionar mais", mostrando como o estudante pode cultivar sua curiosidade matemática e construir o hábito da investigação, concebendo a matemática como algo que pode "fazer", descobrir e "inventar".

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Biografía del autor/a

Luciana Parente Rocha, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestre em Educação (Unicamp). Professora de matemática na Educação Básica no Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Marcos Antonio Gonçalves Júnior, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutor em Educação (Unicamp). Professor de matemática na Educação Básica no Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor do Programa
de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG). 

Míriam do Rocio Guadagnini, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutora em Educação Matemática (UNIAN). Professora de matemática na Educação Básica no Centro
de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Renato Sardinha, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Federal de Goiás/UFG). Professor efetivo
da Faculdade de Educação da UFG.

Publicado

2024-12-29

Versiones

Cómo citar

ROCHA, Luciana Parente; GONÇALVES JÚNIOR, Marcos Antonio; GUADAGNINI, Míriam do Rocio; SARDINHA, Renato. O estudante da Educação Básica como pesquisador: investigando e fazendo matemática. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 72–91, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81344. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81344. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica