O estudante da Educação Básica como pesquisador: investigando e fazendo matemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81344Resumo
Este artigo relata a criação e o desenvolvimento do projeto de ensino “Investigação Matemática em Sala de Aula: o aluno como pensador autônomo”, desenvolvido em turmas de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental. Pensado em 2015, tal projeto visou mudar a estrutura curricular das referidas séries, bem como o modo de pensar e de ser professor de matemática. A experiência vivenciada nas aulas do projeto, especialmente por meio das estratégias da Investigação Matemática e da Resolução de Problemas, tem mostrado a possibilidade de o professor abandonar o papel central dentro da aula, com o intuito de superar o paradigma do exercício, colocando o estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem. As aulas acontecem em um laboratório de Educação Matemática, partindo de tarefas autorais dos docentes, nas quais os alunos são convidados a investigar, conforme exemplos apresentados. Conclui-se que o projeto leva os estudantes a desenvolverem autonomia, habilidades de escrita, oralidade, criticidade e de saber ouvir. Além disso, tem se mostrado uma importante ferramenta no sentido de mobilizar "o duvidar", o "questionar mais", mostrando como o estudante pode cultivar sua curiosidade matemática e construir o hábito da investigação, concebendo a matemática como algo que pode "fazer", descobrir e "inventar".
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