O estudante da Educação Básica como pesquisador: investigando e fazendo matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81344

Resumo

Este artigo relata a criação e o desenvolvimento do projeto de ensino “Investigação Matemática em Sala de Aula: o aluno como pensador autônomo”, desenvolvido em turmas de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental. Pensado em 2015, tal projeto visou mudar a estrutura curricular das referidas séries, bem como o modo de pensar e de ser professor de matemática. A experiência vivenciada nas aulas do projeto, especialmente por meio das estratégias da Investigação Matemática e da Resolução de Problemas, tem mostrado a possibilidade de o professor abandonar o papel central dentro da aula, com o intuito de superar o paradigma do exercício, colocando o estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem. As aulas acontecem em um laboratório de Educação Matemática, partindo de tarefas autorais dos docentes, nas quais os alunos são convidados a investigar, conforme exemplos apresentados. Conclui-se que o projeto leva os estudantes a desenvolverem autonomia, habilidades de escrita, oralidade, criticidade e de saber ouvir. Além disso, tem se mostrado uma importante ferramenta no sentido de mobilizar "o duvidar", o "questionar mais", mostrando como o estudante pode cultivar sua curiosidade matemática e construir o hábito da investigação, concebendo a matemática como algo que pode "fazer", descobrir e "inventar".

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Biografia do Autor

Luciana Parente Rocha, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, luciana_rocha@ufg.br

Mestre em Educação (Unicamp). Professora de matemática na Educação Básica no Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Marcos Antonio Gonçalves Júnior, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, margonjunior@ufg.br

Doutor em Educação (Unicamp). Professor de matemática na Educação Básica no Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor do Programa
de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG). 

Míriam do Rocio Guadagnini, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, miriamguadagnini@ufg.br

Doutora em Educação Matemática (UNIAN). Professora de matemática na Educação Básica no Centro
de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Renato Sardinha, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, rensardinha@ufg.br

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Federal de Goiás/UFG). Professor efetivo
da Faculdade de Educação da UFG.

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Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

ROCHA, L. P.; GONÇALVES JÚNIOR, M. A.; GUADAGNINI, M. do R.; SARDINHA, R. O estudante da Educação Básica como pesquisador: investigando e fazendo matemática. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 72–91, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81344. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81344. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica