Estágio em educação infantil no contexto pandêmico: experiências didáticas e de aprendizagens no ensino remoto

Autores/as

  • Lúcia Gracia Ferreira a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) , Cruz das Almas, Bahia, Brasil, lucia.trindade@uesb.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74869

Resumen

Este artigo objetivou promover reflexões sobre as experiências didático-pedagógicas de estagiários da Educação
Infantil e conhecer como estes foram construindo as aprendizagens da docência no cenário de ensino remoto. Deu-se a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como objeto de análise os cadernos de aprendizagens
de duas estagiárias do 6º semestre, construídos na disciplina de “Estágio I – Educação Infantil”, do curso de
Pedagogia, de uma Universidade pública, no ano de 2020. As narrativas analisadas desvelaram os desafios no
processo de ensinar-aprender diante do contexto de pandemia e de alternativas viáveis para concretização do
Estágio Supervisionado em Educação Infantil que se configurou como possibilidades de formação. As discentes
apontaram a pandemia como um momento de ruptura, mas também de reconstrução de aprendizagens.

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Biografía del autor/a

Lúcia Gracia Ferreira, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) , Cruz das Almas, Bahia, Brasil, lucia.trindade@uesb.edu.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB.

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

FERREIRA, L. G. Estágio em educação infantil no contexto pandêmico: experiências didáticas e de aprendizagens no ensino remoto. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 199–218, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74869. Acesso em: 19 dic. 2024.