O estágio na formação de professores/as para a educação infantil: as significações dos/as discentes do curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74868Resumen
O presente artigo tem como objetivo compreender as implicações do Estágio Curricular Obrigatório, realizado em
tempos pandêmicos, no processo de formação inicial para a docência na Educação Infantil a partir dassignificações
dos/as discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (GO). A metodologia deste projeto
pautou-se nos fundamentos metodológicos e filosóficos do materialismo histórico-dialético, tendo como base os
referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Para a compreensão das significações dos discentes
utilizamos o questionário e a observação como instrumentos metodológicos da pesquisa A análise aponta que a
formação de professores no curso de Pedagogia para atuar como docente na educação infantil está contida num
cenário que abarca uma multiplicidade de fatores que impactam diretamente em sua formação com muitas as
fragilidades e indefinições teóricas, pedagógicas, políticas, econômicas, sociais e culturais na formação e
construção identitária.