Quintal: uma instalação ecoformativa de saberes e vivências na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74866Resumen
O presente artigo trata sobre o quintal como instalação ecoformativa de saberes e vivências na Educação Infantil,
proposta nas práticas de estágios do curso de Educação Física da UNIVALI, em tempos de pandemia. A pesquisa
foi qualitativa, na perspectiva fenomenológica. No estágio, as vivências educativas foram organizadas no
planejamento didático pedagógico por dez estagiários, com encontros semanais. A coleta de dados deu-se através
de relatórios, que foram base de conteúdo para a compreensão da pesquisa sobre o estágio. Os resultados
demonstraram que, em tempos de pandemia, o quintal pode ser compreendido como instalação ecoformativa que
proporcionou vivências educativas de interação entre a criança, a cultura, a natureza no ambiente familiar. O
quintal se apresentou como um lugar de (auto)organização do conhecimento, ampliando as capacidades
perceptivas e expressivas da criança e do estagiário. As práticas dirigidas remotamente oportunizaram abertura
para diálogo criativo interdisciplinar, pois cada ser no seu mundo aprendeu a aprender com o livre brincar na
ampliação da imaginação, sensações e percepções de linguagens significativas e educativas.