Cartas às famílias “Araras” em tempos de Covid-19: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74865Resumen
A transmissão rápida do novo coronavírus (Sars CoV-2), descoberto na China ainda no final de 2019, e responsável
pela contaminação pela Covid-19, trouxe inúmeras consequências para a população mundial, dentre essas, a
adoção, pelos governantes, de medidas de distanciamento social no sentido de tentar evitar a disseminação do novo
vírus. Em atendimento a essas medidas houve a suspensão do calendário acadêmico da Universidade Federal de
Goiás (UFG) ainda no mês de março de 2020, e sua retomada, de forma remota, não-presencial, somente no mês
de agosto deste mesmo ano. Nesse novo formato, chamado atividades não presenciais de caráter emergencial,
todas as propostas de atividades desenvolvidas junto as crianças do Departamento de Educação Infantil do Centro
de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (DEI/CEPAE/UFG) só puderam ocorrer de forma virtual. Nesse
sentido, as propostas voltadas para o Grupo 1 Arara do DEI/CEPAEUFG, durante a pandemia foram organizadas
a partir do projeto intitulado “Cartas às famílias Araras em tempos de Covid 19: Conhecendo as manifestações
folclóricas brasileiras”. Cabe lembrar que as crianças do grupo Arara têm idade entre um e dois anos e, por essa
razão, seguindo as recomendações dos manuais da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Organização Mundial
da Saúde (OMS) que recomendam que crianças menores de dois anos não tenham contato com as telas, optamos
por nos comunicar com essas crianças e suas famílias através de cartas enviadas via correio eletrônico. As
experiências vivenciadas por meio desse projeto foram registradas sob a forma de relato de experiências. Ainda
destacamos que esta proposta do envio das cartas foi personificada na figura da Arara Canindé, tendo em vista o
nome do grupamento.