Projeto Sete Passos para Mudar o Mundo: a educação social no desenvolvimento discente
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74600Resumen
O presente trabalho visa apresentar ações desenvolvidas por uma escola do ensino fundamental II relacionadas
ao contexto da interdisciplinaridade e competências existentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O problema central busca responder que ações os alunos podem fazer socialmente de maneira a contribuírem
em sua comunidade? O objetivo deste trabalho é analisar as ações realizadas pelos alunos à luz dos conceitos
de interdisciplinaridade, currículo, inovações pedagógicas e BNCC. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva
por meio de análise documental e bibliográfica bem como análise das ações realizadas através de cuidado com
o meio ambiente, doação de roupas e materiais, adoção de animais, melhoria da autoaceitação e autoestima e
visitas a asilos e casas de apoio, subprojetos da ação central denominada Projeto “Sete passo para mudar o
Mundo”. O estudo apresentou a relação existente entre a necessidade de compreensão do aluno para o
conhecimento social e como, mesmo num ambiente escolar permeado de rotinas escolares intensas, devem
compreender a inserção do jovem nos problemas da sociedade. Como resultados pode-se verificar que os alunos
puderam desenvolver projetos educacionais, relacionando ações sociais compreendendo sua participação e seu
papel na comunidade durante sua fase estudantil, que se espera perdurar posteriormente.