Projeto Sete Passos para Mudar o Mundo: a educação social no desenvolvimento discente

Autores/as

  • Stenio Augusto de Oliveira Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende, Rio de Janeiro, Brasil, stenio.augusto@yahoo.com.br
  • Vanessa Cristina Dias Colégio Progressão TAubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, vanessa.dias@professor.progressao.com
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, profa.maaranha@gmail.com
  • Zeneida Mello da Silva Britto Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará, Brasil, zeneida.msbritto@unitau.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74600

Resumen

O presente trabalho visa apresentar ações desenvolvidas por uma escola do ensino fundamental II relacionadas
ao contexto da interdisciplinaridade e competências existentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O problema central busca responder que ações os alunos podem fazer socialmente de maneira a contribuírem
em sua comunidade? O objetivo deste trabalho é analisar as ações realizadas pelos alunos à luz dos conceitos
de interdisciplinaridade, currículo, inovações pedagógicas e BNCC. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva
por meio de análise documental e bibliográfica bem como análise das ações realizadas através de cuidado com
o meio ambiente, doação de roupas e materiais, adoção de animais, melhoria da autoaceitação e autoestima e
visitas a asilos e casas de apoio, subprojetos da ação central denominada Projeto “Sete passo para mudar o
Mundo”. O estudo apresentou a relação existente entre a necessidade de compreensão do aluno para o
conhecimento social e como, mesmo num ambiente escolar permeado de rotinas escolares intensas, devem
compreender a inserção do jovem nos problemas da sociedade. Como resultados pode-se verificar que os alunos
puderam desenvolver projetos educacionais, relacionando ações sociais compreendendo sua participação e seu
papel na comunidade durante sua fase estudantil, que se espera perdurar posteriormente.

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Biografía del autor/a

Stenio Augusto de Oliveira, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende, Rio de Janeiro, Brasil, stenio.augusto@yahoo.com.br

Mestre em Educação; Chefe da Subseção de Planejamento da Seção de Coordenação Pedagógica da
Academia Militar das Agulhas Negras. E-mail: stenio.augusto@yahoo.com.br.

Vanessa Cristina Dias, Colégio Progressão TAubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, vanessa.dias@professor.progressao.com

Mestre em Educação; Professora de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental do Colégio ProgressãoTaubaté. E-mail: vanessa.dias@professor.progressao.com.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, profa.maaranha@gmail.com

Doutora em Educação; Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté, Professora do
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas e Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Teresa D'Ávila. E-mail: profa.maaranha@gmail.com.

Zeneida Mello da Silva Britto, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará, Brasil, zeneida.msbritto@unitau.br

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN); Bibliotecária-documentalista (Museu
Paraense Emílio Goeldi - Belém, PA). E-mail: zeneida.msbritto@unitau.br.

Publicado

2022-11-23

Cómo citar

OLIVEIRA, S. A. de; DIAS, V. C.; SOUZA, M. A. de; BRITTO, Z. M. da S. Projeto Sete Passos para Mudar o Mundo: a educação social no desenvolvimento discente. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 169–187, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74600. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74600. Acesso em: 19 dic. 2024.