A atuação do professor mediante propostas de ensino de língua no livro didático
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74599Resumen
O objetivo deste trabalho é verificar a relevância da intervenção do professor nas propostas de ensino de língua no
livro didático. Para tanto, fundamenta-se na teoria da análise linguística, a partir de Geraldi (1997) Antunes (2009)
e Bezerra e Reinaldo (2013), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e toma como objeto de análise um
livro do ensino fundamental avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático e adotado por uma escola da rede
Estadual do Estado de Goiás. Desse modo, a pesquisa procura observar o processo de avaliação e legitimação do
livro, as mudanças implementadas ao longo de sua história, o papel que professor tem exercido em sala de aula, e
assim verifica as implicações da prática da análise linguística no livro didático analisado e no trabalho docente.
Portanto, a pesquisa confirma a necessidade de uma intervenção efetiva, visto que o livro, não consegue promover
condições necessárias para uma análise reflexiva da língua, pois são as atividades interativas, promovidas pela
mediação do professor, que garantem condições para ensino reflexivo e contextualizado.