A atuação do professor mediante propostas de ensino de língua no livro didático

Autores/as

  • Edna Silva Faria Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, edna_faria@ufg.br
  • Karla Maria da Silva Santos Secretaria Estadual de Educação, Goiânia, Goiás, Brasil, kmletas@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74599

Resumen

O objetivo deste trabalho é verificar a relevância da intervenção do professor nas propostas de ensino de língua no
livro didático. Para tanto, fundamenta-se na teoria da análise linguística, a partir de Geraldi (1997) Antunes (2009)
e Bezerra e Reinaldo (2013), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e toma como objeto de análise um
livro do ensino fundamental avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático e adotado por uma escola da rede
Estadual do Estado de Goiás. Desse modo, a pesquisa procura observar o processo de avaliação e legitimação do
livro, as mudanças implementadas ao longo de sua história, o papel que professor tem exercido em sala de aula, e
assim verifica as implicações da prática da análise linguística no livro didático analisado e no trabalho docente.
Portanto, a pesquisa confirma a necessidade de uma intervenção efetiva, visto que o livro, não consegue promover
condições necessárias para uma análise reflexiva da língua, pois são as atividades interativas, promovidas pela
mediação do professor, que garantem condições para ensino reflexivo e contextualizado.

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Biografía del autor/a

Edna Silva Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, edna_faria@ufg.br

Doutorado; Professora e coordenadora de curso na Faculdade de Letras da UFG. E-mail: edna_faria@ufg.br.

Karla Maria da Silva Santos, Secretaria Estadual de Educação, Goiânia, Goiás, Brasil, kmletas@gmail.com

Graduação; Professora do ensino fundamental e médio. E-mail: kmletas@gmail.com.

Publicado

2022-11-23

Cómo citar

FARIA, E. S.; SANTOS, K. M. da S. A atuação do professor mediante propostas de ensino de língua no livro didático. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 142–167, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74599. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74599. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Políticas públicas: propostas formativas, metodologias e avaliação