Trabalho docente na Educação Infantil: análise sobre as diretrizes de São Bernardo do Campo (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74596Resumen
Embora exista o consenso entre os estudiosos da Educação Infantil de que o cuidar e o educar devem acontecer de
maneira indissociável, a realidade expressa nos editais de convocação para concurso público por vezes apresenta
uma concepção dicotômica desses eixos. Busca-se, com este estudo, compreender o espaço ocupado e o trabalho
desenvolvido pela auxiliar de classe na Educação Infantil de São Bernardo do Campo, tendo como ênfase o cuidar
e o educar. Por meio de análise documental, buscou-se identificar a concepção da prefeitura sobre a função da
auxiliar em educação, segundo o que propugnam os documentos oficiais do município. Os resultados apresentaram
incongruências entre os compromissos assumidos nos documentos oficiais da prefeitura e a maneira como a gestão
dos cargos, principalmente o da auxiliar em educação, é realizada, revelando visão e práticas assistencialistas de
educação em alguns aspectos, principalmente no que tange à educação e ao cuidado na etapa da Educação Infantil.