PIBID e a política de formação de professores/as: avanços e retrocessos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74593Resumen
Em meio a grandes retrocessos educacionais que vive o Brasil, o presente trabalho tem o objetivo de analisar, à
luz do Ciclo de Políticas, como a política de formação de professores/as tem influenciado o funcionamento do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Utilizando a pesquisa documental, buscou-se
por meio dos ordenamentos legais lançados no interstício de 2007, no governo Lula, até 2020, no governo
Bolsonaro, como se comportou a política de formação de professores/as e o PIBID em seu contexto da influência
e da produção do texto. Após análise, percebeu-se que o programa sofre influência direta do que acontece na
política nacional, caracterizando-se em três fases: uma de crescimento, outra de estabilidade e uma marcada por
um projeto de descontinuidade do programa, cabendo, então, neste momento, à sociedade civil, aos movimentos
de educadores/as e pesquisadores/as, serem resistentes quanto ao retrocesso e serem transformadores dessa
realidade cruel.