Educação e Estatística: uma proposta de abordagem transdisciplinar e emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67399Resumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre educação e estatística, realizada em parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, via Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FE/UFG), e uma escola da rede pública estadual de educação localizada na capital goiana, no período de 2018 a 2019. Enquanto objetivo, propõe contribuir com o processo de formação de estudantes, a partir do desenvolvimento de práticas aplicadas e inovadoras para o ensino de estatística. A experiência da vivência em pesquisa, buscou evidenciar o processo de transformação dos atores-autores do processo de investigação e contribuir com a formação de indivíduos autônomos e críticos, a partir de problemas que é próprio e reconhecido pela comunidade que com eles vivem, entendendo que o ato de pesquisar é essencial no processo de aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, valeu-se da Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS) e contou com a participação dos professores da terceira série do Ensino Médio, a coordenadora pedagógica da escola, estudantes de mestrado e doutorado em educação da Faculdade de Educação da UFG. Enquanto resultados, para além da aprendizagem dos conteúdos de estatística, a proposta transdisciplinar, proporcionou momentos de formação, a partir do engajamento e trabalho coletivo e aproximações entre professores, alunos, escola e universidade; provocou importantes construções e significativas mudanças nos indivíduos e no coletivo da escola.Descargas
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Publicado
2021-01-19
Cómo citar
SOARES CAVALCANTI TEIXEIRA, U. .; GARCIA BARBOSA, I. .; GONÇALVES TEIXEIRA, R. A. .; BRIEGER ROCABADO, P. . Educação e Estatística: uma proposta de abordagem transdisciplinar e emancipadora . Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 183–200, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67399. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67399. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
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