Construtos teóricos do saber da ética para uma pedagogia complexa

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil, marildaab@gmail.com
  • Ricardo Antunes de Sá Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, antunesdesa@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67390

Resumo

O presente artigo se inscreve numa pesquisa bibliográfica exploratória, na qual se procurou inventariar, analisar e sistematizar os conhecimentos capazes de contribuir para o aprofundamento dos construtos teóricos-metodológicos de uma determinada área do saber humano, no caso, a pedagogia. A investigação é um aprofundamento/recorte de pesquisa realizada num pós-doutorado, procura evidenciar a dimensão axiológica do pensamento complexo, inscrita na vasta obra de Morin, com destaque para a obra “Método 6 – Ética” (MORIN, 2005b), acolhendo também outras contribuições do autor sobre a ética em suas múltiplas dimensões (MORIN, 2000a, 2000B, 2001a, 2001B, 2005a). A investigação sistematizou apontamentos teóricos a respeito de construtos que venham a contribuir com alicerces axiológicos para a pedagogia complexa em relação aos desafios da educação do século XXI. Estudo conclui constatando sobre a importância da contribuição da dimensão Ética como eixo norteador para a construção de uma nova pedagogia, que acolha uma nova racionalidade baseada na visão da complexidade e do bem pensar.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

BEHRENS, M. A. .; ANTUNES DE SÁ, R. . Construtos teóricos do saber da ética para uma pedagogia complexa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 50–65, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67390. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67390. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social