Coletivo pensante seres-humanos-com-geogebra-e-smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65116Resumen
Tecnologias digitais estão presentes em nossas vidas e isso muda de forma importante a forma como nos comunicamos e aprendemos. Nas escolas, essas tecnologias podem ser utilizadas como mediadores da aprendizagem, possibilitando aos estudantes a apropriação de novos conteúdos, ou a ressignificação de conteúdos já aprendidos. Esse estudo teve por objetivo desvelar apropriações de novos conhecimentos por parte de estudantes de uma escola privada da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, quando participaram como atores de um coletivo pensante seres-humanos-com-GeoGebra-e-smartphone. Os dados foram obtidos por meio de observações realizadas durante uma atividade que tinha como objetivo a demonstração da fórmula de Bhaskara com o uso do GeoGebra, por meio de um questionário. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram apropriados e revelaram a importância da compreensão da aprendizagem como resultado das interações entre os atores humanos e não humanos de um coletivo.Descargas
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Publicado
2020-08-19
Cómo citar
MENEZES GANDRA CONCEIÇÃO, T.; MARINHO MARTINS, E.; MARQUES FERREIRA, W.; MINORU TORISU, E. Coletivo pensante seres-humanos-com-geogebra-e-smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 223–239, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65116. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65116. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
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