Atividades não presenciais mediadas pelas tecnologias: aportes para o ensino de língua espanhola

Autores/as

  • Rosane Salete Sasset GP Educação no Brasil: Memórias, Instituições e Cultura Escolar - EBRAMIC GP EDUCA - IFRO - Campus Colorado do Oeste - Ro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65107

Resumen

OOs cursos presenciais de nível médio começam a inserir um percentual da carga horária em atividades de ensino a distância o que exige de seus profissionais uma contínua busca pelo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Em um mundo em constante evolução, a necessidade de estar conectado ao outro é uma realidade que pressupõe a integração dos diversos conhecimentos em uma rede de saberes que se constrói a cada click. A partir do ano letivo de 2016, 20% da carga horária do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste pode ser ofertada por meio de práticas de ensino a distância. Neste estudo, objetiva--se analisar as contribuições das atividades não presenciais mediadas pelas tecnologias para o ensino de Língua Espanhola. Utilizou-se a pesquisa qualitativa pautando-se no método da pesquisa-ação. As análises mostram que as atividades não presenciais favoreceram um contato maior com o idioma, além de propiciarem interação entre os alunos que se “arriscam” livremente na língua hispânica adquirindo confiança no aprendizado do idioma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-08-19

Cómo citar

SASSET, R. S. Atividades não presenciais mediadas pelas tecnologias: aportes para o ensino de língua espanhola. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 96–116, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65107. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica