Videoaulas e divulgação de conteúdos gramaticais para exames como o ENEM

Autores/as

  • João Vitor Bezerra Laurentino Professor de Língua Portuguesa da educação básica do estado da Paraíba
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65104

Resumen

As tecnologias digitais contribuem cada vez mais no contexto educacional, por esta razão, o presente texto versa acerca de materiais didáticos desta natureza. Assim, expõe o tratamento dado aos conteúdos gramaticais de língua portuguesa em videoaulas recomendadas para o ENEM. Adotamos a pesquisa qualiquantitativa, a partir da netnografia. Os dados constam em três sites (https://canaldoensino.com.br/blog/; http://ensinomédiodigital.fgv.br/ e http:// mesalva.com/) e destacam a sintaxe como o conteúdo gramatical mais recorrente. Constatamos um tratamento que une diferentes mídias no processo de didatização. Em alguns casos identificamos a predominância do processo multimodal, e, em outros, do hipermodal. Por fim, observamos que, apesar de apresentarem tratamentos que utilizam recursos diferentes, permanece nelas a exposição gramatical e a exemplificação desenvolvidas a partir de frases isoladas, sinalizando a inserção em um paradigma tradicional do ensino de língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Vitor Bezerra Laurentino, Professor de Língua Portuguesa da educação básica do estado da Paraíba

Graduado em Letras, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e professor de Língua Portuguesa da educação básica do estado da Paraíba.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora Doutora da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Publicado

2020-08-19

Cómo citar

BEZERRA LAURENTINO, J. V.; MIRANDA DA SILVA, W. Videoaulas e divulgação de conteúdos gramaticais para exames como o ENEM. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 76–95, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65104. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65104. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica