As artes circenses na Educação Física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57117Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar de que forma as artes circenses podiam contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da expressão corporal dos alunos nas aulas de Educação Física. Esse estudo foi construído a partir de uma pesquisa de campo, do tipo participante e de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3° ano do curso técnico integrado de informática para internet do Instituto Federal de Goiás – Formosa, onde desenvolvemos uma intervenção pedagógica durante um bimestre letivo e trabalhamos os seguintes conteúdos: malabarismo com bolinhas e flower stick, rola-rola e cordas. Os instrumentos para coleta de dados foram a observação estruturada, os relatórios das aulas e o questionário. Podemos afirmar, a partir desse estudo, que um bom planejamento, aliado aos aspectos históricos dessas artes, que possuem na sua essência a criatividade e a expressão corporal, bem como um bom processo de mediação, pautado no movimento de ação-reflexão-ação, possibilitou o desenvolvimento de uma Educação Física mais expressiva, criativa, crítica e humana. Desse modo, contribuímos para a formação integral dos alunos, pois a partir do processo de ensino aprendizagem das artes circenses, os alunos passaram a ter melhores condições objetivas para não reproduzirem alguns elementos da sociedade capitalista - competição, exploração, dominação, meritocracia, entre outros - que vem sendo historicamente materializados nas aulas de Educação Física.Descargas
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Publicado
2019-02-08
Cómo citar
RAMOS, B. A.; SILVA, A. H. da. As artes circenses na Educação Física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57117. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57117. Acesso em: 19 dic. 2024.
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Artigos
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