As artes circenses na Educação Física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade

Authors

  • Bruno Amaral Ramos Instituto Federal de Goiás
  • Alcir Horácio da Silva Cepae/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57117

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar de que forma as artes circenses podiam contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da expressão corporal dos alunos nas aulas de Educação Física. Esse estudo foi construído a partir de uma pesquisa de campo, do tipo participante e de natureza qualitativa, realizada com alunos do 3° ano do curso técnico integrado de informática para internet do Instituto Federal de Goiás – Formosa, onde desenvolvemos uma intervenção pedagógica durante um bimestre letivo e trabalhamos os seguintes conteúdos: malabarismo com bolinhas e flower stick, rola-rola e cordas. Os instrumentos para coleta de dados foram a observação estruturada, os relatórios das aulas e o questionário. Podemos afirmar, a partir desse estudo, que um bom planejamento, aliado aos aspectos históricos dessas artes, que possuem na sua essência a criatividade e a expressão corporal, bem como um bom processo de mediação, pautado no movimento de ação-reflexão-ação, possibilitou o desenvolvimento de uma Educação Física mais expressiva, criativa, crítica e humana. Desse modo, contribuímos para a formação integral dos alunos, pois a partir do processo de ensino aprendizagem das artes circenses, os alunos passaram a ter melhores condições objetivas para não reproduzirem alguns elementos da sociedade capitalista - competição, exploração, dominação, meritocracia, entre outros - que vem sendo historicamente materializados nas aulas de Educação Física.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Amaral Ramos, Instituto Federal de Goiás

Graduado em Educação Física (UEG-ESEFFEGO), pós-graduado em Educação Física Escolar (UFG) mestre em Educação Básica (CEPAE-UFG), professor do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Alcir Horácio da Silva, Cepae/UFG

Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho-RJ. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG).

Published

2019-02-08

How to Cite

RAMOS, B. A.; SILVA, A. H. da. As artes circenses na Educação Física escolar enquanto conteúdo da cultura corporal: suas contribuições para desenvolvimento da expressão corporal e criatividade. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57117. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57117. Acesso em: 17 jul. 2024.