Aprender com modelagem e tecnologias digitais: um relato no 1º ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52775Resumen
Este artigo apresenta relato de atividades desenvolvidas em duas turmas do 1° ano do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que visavam à produção de videodocumentários. As práticas objetivaram promover a integração do conteúdo programático da unidade com temas externos à Matemática. O levantamento de informações ocorreu mediante pesquisas na internet, livros didáticos, entre outros. A análise das atividades descritas tiveram como aporte as ideias do aprender com modelagem, de Madruga (2016), e das perfomances matemáticas digitais (Scucuglia; Gadanidis, 2013). Os resultados evidenciaram maior interesse dos alunos em participar de ações dessa natureza, despertando neles a criatividade por intermédio da comunicação de ideias matemáticas.Descargas
Descargas
Publicado
2018-05-02
Cómo citar
SILVA, S. C.; MADRUGA, Z. E. de F. Aprender com modelagem e tecnologias digitais: um relato no 1º ano do ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52775. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52775. Acesso em: 27 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).