Teatro pós-dramático: reflexões sobre o ensino de teatro na escola em um contexto sul-mato-grossense

Autores/as

  • Maria Helena Santana Moreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44724

Resumen

Este artigo pretende refletir sobre as possibilidades estéticas e pedagógicas existentes em uma abordagem pós-dramática do ensino do teatro. Serão discutidas questões relativas ao ensino de teatro, incluído no contexto escolar brasileiro, em específico na rede de ensino básico público da cidade de Dourados/MS. Estarão em foco discussões sobre como a presença do teatro pós-dramático em sala de aula contribui para a construção do pensamento político- -social do aluno acerca de seu cotidiano e suas relações interpessoais, e de que forma pode-se interagir de maneira crítica e artística com estas relações. Serão discutidas as maneiras como uma estética pós-dramática pode contribuir para a concretização dos objetivos descritos nos Referenciais Curriculares Estaduais para o Ensino Fundamental e Médio. A reflexão acerca destas questões origina-se na necessidade detectada no decorrer das aulas de Artes ministradas por esta pesquisadora na Rede Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso do Sul, no ano de 2015. Assim, refletir-se-á sobre como uma estética teatral presente nos palcos da atualidade, cujas motivações se fazem presentes também no cotidiano da criança/adolescente nos dias de hoje, pode relacionar-se com a escola sem que esta ação cause um aumento no preconceito já existente sobre esta Arte.

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Biografía del autor/a

Maria Helena Santana Moreira

Licenciatura em Artes Cênicas (UFGD); Especialização em Teatro, Poéticas e Educação (UFGD).

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

SANTANA MOREIRA, M. H. Teatro pós-dramático: reflexões sobre o ensino de teatro na escola em um contexto sul-mato-grossense. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 191–201, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44724. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44724. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias