Teatro pós-dramático: reflexões sobre o ensino de teatro na escola em um contexto sul-mato-grossense

Authors

  • Maria Helena Santana Moreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44724

Abstract

Este artigo pretende refletir sobre as possibilidades estéticas e pedagógicas existentes em uma abordagem pós-dramática do ensino do teatro. Serão discutidas questões relativas ao ensino de teatro, incluído no contexto escolar brasileiro, em específico na rede de ensino básico público da cidade de Dourados/MS. Estarão em foco discussões sobre como a presença do teatro pós-dramático em sala de aula contribui para a construção do pensamento político- -social do aluno acerca de seu cotidiano e suas relações interpessoais, e de que forma pode-se interagir de maneira crítica e artística com estas relações. Serão discutidas as maneiras como uma estética pós-dramática pode contribuir para a concretização dos objetivos descritos nos Referenciais Curriculares Estaduais para o Ensino Fundamental e Médio. A reflexão acerca destas questões origina-se na necessidade detectada no decorrer das aulas de Artes ministradas por esta pesquisadora na Rede Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso do Sul, no ano de 2015. Assim, refletir-se-á sobre como uma estética teatral presente nos palcos da atualidade, cujas motivações se fazem presentes também no cotidiano da criança/adolescente nos dias de hoje, pode relacionar-se com a escola sem que esta ação cause um aumento no preconceito já existente sobre esta Arte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Helena Santana Moreira

Licenciatura em Artes Cênicas (UFGD); Especialização em Teatro, Poéticas e Educação (UFGD).

Published

2016-12-21

How to Cite

SANTANA MOREIRA, M. H. Teatro pós-dramático: reflexões sobre o ensino de teatro na escola em um contexto sul-mato-grossense. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 191–201, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44724. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44724. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias