A teoria da complexidade e o seu princípio educativo: as ideias educacionais de Edgar Morin

Autores/as

  • Bruno Pedroso Lima Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26682

Resumen

Esse artigo tem o objetivo de apresentar, discutir e demonstrar os elementos estruturantes da teoria da complexidade, analisando-a desde suas ideias sobre a sociedade, a ciência e a vida, até sua ênfase na importância da compreensão de mundo sistêmica e complexa no processo educativo. Apoiando-me em seu principal expoente, o francês Edgar Morin, faço uma introdução às ideias da complexidade como teoria filosófica, pensando a ciência e as consequências que seus paradigmas trazem para a formação da ordem social e da compreensão da vida, da cultura e da natureza. Após isso, discuto as ideias educativas de Morin, enfatizando, com ele, a necessidade de o processo de compreensão do mundo se iniciar no âmbito da educação, através da conscientização e do estímulo à autonomia e à crítica. Nessa perspectiva, também apresento e discuto o que Morin chamou de “os sete saberes necessários à educação do futuro”, um tipo de sistematização feita pelo autor de suas ideias educativas, imaginando a quebra dos paradigmas científico-sociais vigentes e pensando na educação como esperança de uma consequente transformação social em longo prazo.

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Biografía del autor/a

Bruno Pedroso Lima Silva

Mestrando em Educação Brasileira, Faculdade de Educação/UFG.

Publicado

2013-10-02

Cómo citar

SILVA, B. P. L. A teoria da complexidade e o seu princípio educativo: as ideias educacionais de Edgar Morin. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26682. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26682. Acesso em: 3 jul. 2024.