A teoria da complexidade e o seu princípio educativo: as ideias educacionais de Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26682Abstract
Esse artigo tem o objetivo de apresentar, discutir e demonstrar os elementos estruturantes da teoria da complexidade, analisando-a desde suas ideias sobre a sociedade, a ciência e a vida, até sua ênfase na importância da compreensão de mundo sistêmica e complexa no processo educativo. Apoiando-me em seu principal expoente, o francês Edgar Morin, faço uma introdução às ideias da complexidade como teoria filosófica, pensando a ciência e as consequências que seus paradigmas trazem para a formação da ordem social e da compreensão da vida, da cultura e da natureza. Após isso, discuto as ideias educativas de Morin, enfatizando, com ele, a necessidade de o processo de compreensão do mundo se iniciar no âmbito da educação, através da conscientização e do estímulo à autonomia e à crítica. Nessa perspectiva, também apresento e discuto o que Morin chamou de “os sete saberes necessários à educação do futuro”, um tipo de sistematização feita pelo autor de suas ideias educativas, imaginando a quebra dos paradigmas científico-sociais vigentes e pensando na educação como esperança de uma consequente transformação social em longo prazo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-10-02
How to Cite
SILVA, B. P. L. A teoria da complexidade e o seu princípio educativo: as ideias educacionais de Edgar Morin. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26682. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26682. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).