A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia

Autores/as

  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Tereza Luiza de França UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16300

Resumen

O presente artigo teve como objetivo geral analisar como ocorre a formação para a pesquisa do professor de Biologia. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife, Pernambuco. A entrevista não diretiva e o questionário foram os instrumentos básicos da pesquisa. O estudo evidencia que os licenciandos, majoritariamente, realizam pesquisa quando estão vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibic) ou quando realizam monografia. As entrevistas apontam também o desejo dos licenciandos de serem qualificados como pesquisadores e para a necessidade de a universidade repensar a formação do professor da Educação Básica e do professor acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Tereza Luiza de França, UFPE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Publicado

2011-11-24

Cómo citar

ARAÚJO, M. L. F.; FRANÇA, T. L. de. A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 215, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16300. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/201. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos