A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16300Abstract
O presente artigo teve como objetivo geral analisar como ocorre a formação para a pesquisa do professor de Biologia. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife, Pernambuco. A entrevista não diretiva e o questionário foram os instrumentos básicos da pesquisa. O estudo evidencia que os licenciandos, majoritariamente, realizam pesquisa quando estão vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibic) ou quando realizam monografia. As entrevistas apontam também o desejo dos licenciandos de serem qualificados como pesquisadores e para a necessidade de a universidade repensar a formação do professor da Educação Básica e do professor acadêmico.Downloads
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2011-11-24
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ARAÚJO, M. L. F.; FRANÇA, T. L. de. A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 215, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16300. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/201. Acesso em: 27 dec. 2024.
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