Estágio em educação infantil no contexto pandêmico: experiências didáticas e de aprendizagens no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74869Resumo
Este artigo objetivou promover reflexões sobre as experiências didático-pedagógicas de estagiários da Educação
Infantil e conhecer como estes foram construindo as aprendizagens da docência no cenário de ensino remoto. Deu-se a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como objeto de análise os cadernos de aprendizagens
de duas estagiárias do 6º semestre, construídos na disciplina de “Estágio I – Educação Infantil”, do curso de
Pedagogia, de uma Universidade pública, no ano de 2020. As narrativas analisadas desvelaram os desafios no
processo de ensinar-aprender diante do contexto de pandemia e de alternativas viáveis para concretização do
Estágio Supervisionado em Educação Infantil que se configurou como possibilidades de formação. As discentes
apontaram a pandemia como um momento de ruptura, mas também de reconstrução de aprendizagens.