O estágio na formação de professores/as para a educação infantil: as significações dos/as discentes do curso de pedagogia

Autores

  • Priscilla de Andrade Silva Ximenes Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, priscilla_andrade@ufcat.edu.br
  • Altina Abadia da Silva Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, tina_silva@ufcat.edu.br
  • Cláudia Tavares do Amaral Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, claudia.amaral@ufcat.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74868

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as implicações do Estágio Curricular Obrigatório, realizado em
tempos pandêmicos, no processo de formação inicial para a docência na Educação Infantil a partir dassignificações
dos/as discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (GO). A metodologia deste projeto
pautou-se nos fundamentos metodológicos e filosóficos do materialismo histórico-dialético, tendo como base os
referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Para a compreensão das significações dos discentes
utilizamos o questionário e a observação como instrumentos metodológicos da pesquisa A análise aponta que a
formação de professores no curso de Pedagogia para atuar como docente na educação infantil está contida num
cenário que abarca uma multiplicidade de fatores que impactam diretamente em sua formação com muitas as
fragilidades e indefinições teóricas, pedagógicas, políticas, econômicas, sociais e culturais na formação e
construção identitária.

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Biografia do Autor

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, priscilla_andrade@ufcat.edu.br

Doutora em Educação; Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Catalão.

Altina Abadia da Silva, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, tina_silva@ufcat.edu.br

Doutora em Educação; Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Catalão.

Cláudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, claudia.amaral@ufcat.edu.br

Doutora em Educação; Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Catalão.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

XIMENES, P. de A. S.; SILVA, A. A. da; AMARAL, C. T. do. O estágio na formação de professores/as para a educação infantil: as significações dos/as discentes do curso de pedagogia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 182–198, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74868. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74868. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Experiências didático-pedagógicas no estágio supervisionado na educação infantil