Quintal: uma instalação ecoformativa de saberes e vivências na Educação Infantil

Autores

  • Maria Glória Dittrich UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, mariagloriadit@gmail.com
  • Vanderléa Ana Meller UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, vanderlea@univali.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74866

Resumo

O presente artigo trata sobre o quintal como instalação ecoformativa de saberes e vivências na Educação Infantil,
proposta nas práticas de estágios do curso de Educação Física da UNIVALI, em tempos de pandemia. A pesquisa
foi qualitativa, na perspectiva fenomenológica. No estágio, as vivências educativas foram organizadas no
planejamento didático pedagógico por dez estagiários, com encontros semanais. A coleta de dados deu-se através
de relatórios, que foram base de conteúdo para a compreensão da pesquisa sobre o estágio. Os resultados
demonstraram que, em tempos de pandemia, o quintal pode ser compreendido como instalação ecoformativa que
proporcionou vivências educativas de interação entre a criança, a cultura, a natureza no ambiente familiar. O
quintal se apresentou como um lugar de (auto)organização do conhecimento, ampliando as capacidades
perceptivas e expressivas da criança e do estagiário. As práticas dirigidas remotamente oportunizaram abertura
para diálogo criativo interdisciplinar, pois cada ser no seu mundo aprendeu a aprender com o livre brincar na
ampliação da imaginação, sensações e percepções de linguagens significativas e educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Glória Dittrich, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, mariagloriadit@gmail.com

Doutora em Teologia; Professora e Pesquisadora da UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ.

Vanderléa Ana Meller, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, vanderlea@univali.br

Doutora em Educação; Professora e Pesquisadora da UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

DITTRICH, M. G.; MELLER, V. A. Quintal: uma instalação ecoformativa de saberes e vivências na Educação Infantil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 146–162, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74866. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74866. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Experiências didático-pedagógicas no estágio supervisionado na educação infantil