O Estágio Supervisionado em Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19: o inédito (in)viável
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74863Resumo
O presente artigo objetiva apresentar as (re)significações (in)viáveis do Estágio Supervisionado em Educação
Infantil, no contexto do curso de Pedagogia do Centro Universitário Araguaia, Goiânia, Goiás. Para tanto,
realizamos a incursão de uma narrativa analítica das mudanças de trajetória oportunizadas na contradição e na
incerteza. No transcorrer da pandemia do COVID-19, o ES em Educação Infantil, inicialmente (2020/1)
desenvolveu-se com encontros através do software Skype para leituras; palestras com professores(as) de escolas
da infância e produção de planos de atividade, como possibilidade de adentrar ao universo da docência com
crianças. Já em 2021/1, estabelecemos uma nova rotina, marcada em dois tempos: 1) contexto de reflexão teórico prático sobre a pesquisa e a prática na Educação Infantil e 2) contexto de práxis: produção, desenvolvimento e
análise de oficinas pedagógicas voltadas para crianças de 05-06 anos. Esse contexto foi um movimento
(re)construído, visando a atender a natureza da regência, a preparação e o desenvolvimento de uma proposta de
atividades. Diante dessa realidade, as mudanças que narramos e analisamos são acerca das materializações
possíveis que encontramos no espaço da instituição de ensino superior em que estávamos imersos.