O estágio supervisionado na educação infantil e a inclusão escolar diante das adversidades do ensino remoto: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74860Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise-reflexão de uma experiência de formação inicial realizada
de modo remoto na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil durante o período de
distanciamento social. Trata-se de um relato de experiência efetuado com acadêmicos do curso de Pedagogia de
uma universidade pública do centro-sul do Paraná. O delineamento das discussões emerge da prática criativa
integradora de formação-ação de professores em uma perspectiva da Educação Inclusiva, com vistas ao
atendimento da diversidade escolar em contexto de pandemia. Considera-se o paradigma educacional emergente
e docência transdisciplinar (MORAES, 1997), a transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999; MORAES, 2008;
SANTOS; HAMMERSCHMIDT, 2012; BEHERES, 2000). Os resultados apontam que os estagiários das turmas
de Pedagogia precisaram criar estratégias pedagógicas inovadoras para contornar barreiras estruturais e atitudinais
que desafiavam o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia da covid-19. O ensino remoto ofereceu
desafios e barreiras para o atendimento à diversidade escolar, principalmente para as crianças pequenas com
necessidades educacionais especiais. Porém, também ofereceu aos professores a oportunidade de rever suas
práticas pedagógicas e buscar novas formas de ensinar e aprender.