As percepções de mães sobre a inclusão de crianças autistas em escolas de Goiânia: uma leitura psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74604Resumo
Esta pesquisa analisa as percepções de três mães de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) acerca do processo de inclusão escolar de seusfilhos. As entrevistas foram gravadas e transcritas
integralmente, cujos dados foram submetidos à abordagem qualitativa. As narrativas abordam desde o impacto
do diagnóstico até tentativas de tratamento e escolarização, conforme as orientações dos profissionais da saúde
e da educação. Os resultados indicaram que as mães demonstraram expectativas voltadas para a socialização e
para o desenvolvimento cognitivo, embora tenham percebido dificuldades por parte da escola e sua equipe em
elaborar atividades educativas capazes de realmente incluir as crianças e não apenas integrá-las ao espaço
escolar. Observou-se também que as mães, à medida que acompanham o desenvolvimento de seus filhos,
verificaram que as escolas regulares não contam com equipe multiprofissional para ajudar os professores e
demais membros da comunidade escolar na compreensão do atendimento educacional especializado. Conhecer
as concepções de mães faz-se importante para promover a inclusão escolar de crianças autistas, que ocorre por
meio da participação efetiva tanto dos responsáveis quanto da equipe escolar em sua totalidade.