Condições de oferta e de atendimento escolar em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74601Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as condições de oferta e de tratamento em duas escolas de ensino médio da
rede pública estadual do Ceará: uma com oferta de ensino médio regular e outra com oferta de ensino médio
integrado à educação profissional, ambas localizadas na periferia da cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo
comparativo que analisa o contexto diversificado da oferta de ensino médio no estado. Para análise, são
considerados os seguintes indicadores escolares: matrícula, oferta (diurna e noturna), média de horas-aula diárias,
infraestrutura, nível socioeconômico dos alunos, taxas de rendimento, taxa de distorção idade-série e Ideb. Para a
análise dos dados foi utilizada estatística descritiva com cálculo de porcentagens e uso de planilha de Excel para
construção de gráficos e tabelas. Os resultados mostram condições de ofertas diferenciadas mais favoráveis para
a escola de ensino médio integrado a educação profissional. Esses resultados podem estar associados a algumas
das variáveis analisadas como condições de infraestrutura, número de horas-aula diárias, processo seletivo para
admissão de alunos, entre outras. Ao final, é levantada a discussão sobre a diversificação da oferta da rede estadual
do Ceará e a igualdade de oportunidades educacionais e equidade que a rede pública está ou não promovendo.