Projeto Sete Passos para Mudar o Mundo: a educação social no desenvolvimento discente

Autores

  • Stenio Augusto de Oliveira Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende, Rio de Janeiro, Brasil, stenio.augusto@yahoo.com.br
  • Vanessa Cristina Dias Colégio Progressão TAubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, vanessa.dias@professor.progressao.com
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, profa.maaranha@gmail.com
  • Zeneida Mello da Silva Britto Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará, Brasil, zeneida.msbritto@unitau.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74600

Resumo

O presente trabalho visa apresentar ações desenvolvidas por uma escola do ensino fundamental II relacionadas
ao contexto da interdisciplinaridade e competências existentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O problema central busca responder que ações os alunos podem fazer socialmente de maneira a contribuírem
em sua comunidade? O objetivo deste trabalho é analisar as ações realizadas pelos alunos à luz dos conceitos
de interdisciplinaridade, currículo, inovações pedagógicas e BNCC. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva
por meio de análise documental e bibliográfica bem como análise das ações realizadas através de cuidado com
o meio ambiente, doação de roupas e materiais, adoção de animais, melhoria da autoaceitação e autoestima e
visitas a asilos e casas de apoio, subprojetos da ação central denominada Projeto “Sete passo para mudar o
Mundo”. O estudo apresentou a relação existente entre a necessidade de compreensão do aluno para o
conhecimento social e como, mesmo num ambiente escolar permeado de rotinas escolares intensas, devem
compreender a inserção do jovem nos problemas da sociedade. Como resultados pode-se verificar que os alunos
puderam desenvolver projetos educacionais, relacionando ações sociais compreendendo sua participação e seu
papel na comunidade durante sua fase estudantil, que se espera perdurar posteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stenio Augusto de Oliveira, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende, Rio de Janeiro, Brasil, stenio.augusto@yahoo.com.br

Mestre em Educação; Chefe da Subseção de Planejamento da Seção de Coordenação Pedagógica da
Academia Militar das Agulhas Negras. E-mail: stenio.augusto@yahoo.com.br.

Vanessa Cristina Dias, Colégio Progressão TAubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, vanessa.dias@professor.progressao.com

Mestre em Educação; Professora de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental do Colégio ProgressãoTaubaté. E-mail: vanessa.dias@professor.progressao.com.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo, Brasil, profa.maaranha@gmail.com

Doutora em Educação; Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté, Professora do
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas e Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Teresa D'Ávila. E-mail: profa.maaranha@gmail.com.

Zeneida Mello da Silva Britto, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará, Brasil, zeneida.msbritto@unitau.br

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN); Bibliotecária-documentalista (Museu
Paraense Emílio Goeldi - Belém, PA). E-mail: zeneida.msbritto@unitau.br.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

OLIVEIRA, S. A. de; DIAS, V. C.; SOUZA, M. A. de; BRITTO, Z. M. da S. Projeto Sete Passos para Mudar o Mundo: a educação social no desenvolvimento discente. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 169–187, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74600. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74600. Acesso em: 19 nov. 2024.