BNC-Formação e as implicações para a formação de professores/as

Autores

  • Greicy Steinbach Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, greicysteinbach@hotmail.com
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, rosa.martins@udesc.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74597

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar a proposta da Base Nacional Comum para a Formação de Professores
da Educação Básica (BNC-Formação), Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019, e suas implicações
para a formação docente. Este estudo, metodologicamente, é de cunho bibliográfico, documental e tem perspectiva
qualitativa, com ênfase em autores que discutem as políticas educacionais e a formação de professores/as. As
análises evidenciaram o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências, tornando esse
processo cada vez mais de cunho instrumental, com o propósito de atender às necessidades do capital e às regras
do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greicy Steinbach, Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, greicysteinbach@hotmail.com

Mestra em Educação (UFSC); Professora na Educação Infantil (Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC). E-mail: greicysteinbach@hotmail.com.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, rosa.martins@udesc.br

Doutora em Geografia (UFRGS); Professora Departamento de Geografia (FAED/UDESC). E-mail:
rosa.martins@udesc.br.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

STEINBACH, G.; MARTINS, R. E. M. W. BNC-Formação e as implicações para a formação de professores/as. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 106–123, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74597. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74597. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas públicas: propostas formativas, metodologias e avaliação