Trabalho docente na Educação Infantil: análise sobre as diretrizes de São Bernardo do Campo (SP)

Autores

  • Jéssica Tavares Luz Rede Municipal de Diadema (SP), Diadema, São Paulo, Brasil, jessica.tavares.luz@gmail.com
  • Almir Martins Vieira Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, Brasil, almir.vieira@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74596

Resumo

Embora exista o consenso entre os estudiosos da Educação Infantil de que o cuidar e o educar devem acontecer de
maneira indissociável, a realidade expressa nos editais de convocação para concurso público por vezes apresenta
uma concepção dicotômica desses eixos. Busca-se, com este estudo, compreender o espaço ocupado e o trabalho
desenvolvido pela auxiliar de classe na Educação Infantil de São Bernardo do Campo, tendo como ênfase o cuidar
e o educar. Por meio de análise documental, buscou-se identificar a concepção da prefeitura sobre a função da
auxiliar em educação, segundo o que propugnam os documentos oficiais do município. Os resultados apresentaram
incongruências entre os compromissos assumidos nos documentos oficiais da prefeitura e a maneira como a gestão
dos cargos, principalmente o da auxiliar em educação, é realizada, revelando visão e práticas assistencialistas de
educação em alguns aspectos, principalmente no que tange à educação e ao cuidado na etapa da Educação Infantil.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Tavares Luz, Rede Municipal de Diadema (SP), Diadema, São Paulo, Brasil, jessica.tavares.luz@gmail.com

Mestra em Educação, Universidade Metodista de São Paulo; Professora da Rede Municipal de Diadema (SP). Email: jessica.tavares.luz@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1793-9255.

Almir Martins Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, Brasil, almir.vieira@gmail.com

Doutor em Educação, UNESP; Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: almir.vieira@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0523-3976

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

TAVARES LUZ, J.; MARTINS VIEIRA, A. Trabalho docente na Educação Infantil: análise sobre as diretrizes de São Bernardo do Campo (SP). Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 87–105, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74596. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74596. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas públicas: propostas formativas, metodologias e avaliação