PIBID e a política de formação de professores/as: avanços e retrocessos

Autores

  • Antonio Higor Gusmão dos Santos Colégio Universitário (COLUN/UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, higor.gusmao@gmail.com
  • Ângelo Rodrigo Bianchini Programa de Mestrado em Educação - PPGE/UFMA, São Luíz, Maranhão, Brasil, ar.bianchini@ufma.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74593

Resumo

Em meio a grandes retrocessos educacionais que vive o Brasil, o presente trabalho tem o objetivo de analisar, à
luz do Ciclo de Políticas, como a política de formação de professores/as tem influenciado o funcionamento do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Utilizando a pesquisa documental, buscou-se
por meio dos ordenamentos legais lançados no interstício de 2007, no governo Lula, até 2020, no governo
Bolsonaro, como se comportou a política de formação de professores/as e o PIBID em seu contexto da influência
e da produção do texto. Após análise, percebeu-se que o programa sofre influência direta do que acontece na
política nacional, caracterizando-se em três fases: uma de crescimento, outra de estabilidade e uma marcada por
um projeto de descontinuidade do programa, cabendo, então, neste momento, à sociedade civil, aos movimentos
de educadores/as e pesquisadores/as, serem resistentes quanto ao retrocesso e serem transformadores dessa
realidade cruel.

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Biografia do Autor

Antonio Higor Gusmão dos Santos, Colégio Universitário (COLUN/UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, higor.gusmao@gmail.com

Mestrando em Educação (PPGE/UFMA). Professor de Educação Física do Colégio Universitário
(COLUN/UFMA). Integrante do Grupo de Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana; e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/DEF/UFMA). E-mail:
higor.gusmao@gmail.com.

Ângelo Rodrigo Bianchini, Programa de Mestrado em Educação - PPGE/UFMA, São Luíz, Maranhão, Brasil, ar.bianchini@ufma.br

Doutor em Educação. Professor Associado do Departamento de Educação II e do Programa de Mestrado em Educação - PPGE/UFMA, Membro dos grupos de pesquisas Estado e Gestão Educacional (PPGE-UFMA) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA). E-mail: ar.bianchini@ufma.br.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

SANTOS, A. H. G. dos; BIANCHINI, Ângelo R. PIBID e a política de formação de professores/as: avanços e retrocessos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 12–43, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74593. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Políticas públicas: propostas formativas, metodologias e avaliação