Coletivo pensante seres-humanos-com-geogebra-e-smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara

Autores

  • Thaynara Menezes Gandra Conceição
  • Eder Marinho Martins
  • Wenderson Marques Ferreira
  • Edmilson Minoru Torisu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65116

Resumo

Tecnologias digitais estão presentes em nossas vidas e isso muda de forma importante a forma como nos comunicamos e aprendemos. Nas escolas, essas tecnologias podem ser utilizadas como mediadores da aprendizagem, possibilitando aos estudantes a apropriação de novos conteúdos, ou a ressignificação de conteúdos já aprendidos. Esse estudo teve por objetivo desvelar apropriações de novos conhecimentos por parte de estudantes de uma escola privada da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, quando participaram como atores de um coletivo pensante seres-humanos-com-GeoGebra-e-smartphone. Os dados foram obtidos por meio de observações realizadas durante uma atividade que tinha como objetivo a demonstração da fórmula de Bhaskara com o uso do GeoGebra, por meio de um questionário. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram apropriados e revelaram a importância da compreensão da aprendizagem como resultado das interações entre os atores humanos e não humanos de um coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaynara Menezes Gandra Conceição

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT/UFOP. Professora da rede privada de educação básica de Belo Horizonte - MG.

Eder Marinho Martins

Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, Professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT.

Wenderson Marques Ferreira

Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, Professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT.

Edmilson Minoru Torisu

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Adjunto de Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

MENEZES GANDRA CONCEIÇÃO, T.; MARINHO MARTINS, E.; MARQUES FERREIRA, W.; MINORU TORISU, E. Coletivo pensante seres-humanos-com-geogebra-e-smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 223–239, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65116. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65116. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica