Coletivo pensante seres-humanos-com-geogebra-e-smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65116Resumo
Tecnologias digitais estão presentes em nossas vidas e isso muda de forma importante a forma como nos comunicamos e aprendemos. Nas escolas, essas tecnologias podem ser utilizadas como mediadores da aprendizagem, possibilitando aos estudantes a apropriação de novos conteúdos, ou a ressignificação de conteúdos já aprendidos. Esse estudo teve por objetivo desvelar apropriações de novos conhecimentos por parte de estudantes de uma escola privada da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, quando participaram como atores de um coletivo pensante seres-humanos-com-GeoGebra-e-smartphone. Os dados foram obtidos por meio de observações realizadas durante uma atividade que tinha como objetivo a demonstração da fórmula de Bhaskara com o uso do GeoGebra, por meio de um questionário. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram apropriados e revelaram a importância da compreensão da aprendizagem como resultado das interações entre os atores humanos e não humanos de um coletivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-19
Como Citar
MENEZES GANDRA CONCEIÇÃO, T.; MARINHO MARTINS, E.; MARQUES FERREIRA, W.; MINORU TORISU, E. Coletivo pensante seres-humanos-com-geogebra-e-smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 223–239, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65116. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65116. Acesso em: 6 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).