Videoaulas e divulgação de conteúdos gramaticais para exames como o ENEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65104Resumo
As tecnologias digitais contribuem cada vez mais no contexto educacional, por esta razão, o presente texto versa acerca de materiais didáticos desta natureza. Assim, expõe o tratamento dado aos conteúdos gramaticais de língua portuguesa em videoaulas recomendadas para o ENEM. Adotamos a pesquisa qualiquantitativa, a partir da netnografia. Os dados constam em três sites (https://canaldoensino.com.br/blog/; http://ensinomédiodigital.fgv.br/ e http:// mesalva.com/) e destacam a sintaxe como o conteúdo gramatical mais recorrente. Constatamos um tratamento que une diferentes mídias no processo de didatização. Em alguns casos identificamos a predominância do processo multimodal, e, em outros, do hipermodal. Por fim, observamos que, apesar de apresentarem tratamentos que utilizam recursos diferentes, permanece nelas a exposição gramatical e a exemplificação desenvolvidas a partir de frases isoladas, sinalizando a inserção em um paradigma tradicional do ensino de língua.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-19
Como Citar
BEZERRA LAURENTINO, J. V.; MIRANDA DA SILVA, W. Videoaulas e divulgação de conteúdos gramaticais para exames como o ENEM. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 76–95, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65104. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65104. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).