Formação de professores de línguas: ensino e práticas digitais

Autores

  • Patricia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60194

Resumo

Considerando a abrangência dos estudos da língua e linguagem em relação ao processo de ensinoaprendizagem e formação de professores de línguas, este artigo tem como foco contribuir para essa área do conhecimento trazendo considerações sobre letramentos e multimodalidade. Tendo como pano de fundo a pesquisa qualitativa e etnográfica no âmbito de um curso de formação de professores, buscaremos apresentar considerações de professores pré-serviço ao vivenciar experiências de ensino de língua inglesa por meio das tecnologias digitais. Ao teorizar reflexivamente sobre sua própria prática didática e a de seus colegas, percebe-se que os participantes demonstram ter certo letramento digital e conseguem visualizar novas possibilidades de explorar a multimodalidade para e na execução das atividades de ensino propostas.

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Biografia do Autor

Patricia Vasconcelos Almeida, Universidade Federal de Lavras

Professora da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Estudos da Linguagem; profa. no programa de Mestrado Profissional em Educação.

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Professora do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras, Coordenadora e docente do programa de mestrado profissional em educação.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

ALMEIDA, P. V.; FERREIRA, H. M. Formação de professores de línguas: ensino e práticas digitais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 102–119, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60194. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60194. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios