Inclusão-exclusão: desafios educacionais na dialética eu-outro
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43431Resumo
O presente artigo discorre sobre a compreensão histórica da deficiência e da educação de pessoas nessa condição até a atual proposta de educação inclusiva. Comenta perspectivas teóricas de desenvolvimento e aprendizagem humana e suas repercussões na educação. Aprofunda-se em fundamentos da psicologia histórico-cultural quanto à constituição do sujeito e da aprendizagem e à mediação intelectual e afetiva no processo. Discute a relevância de aspectos da intervenção do outro que, potencialmente, inclui/exclui.Downloads
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Publicado
2016-09-27
Como Citar
MACHADO DE FREITAS, A. B. Inclusão-exclusão: desafios educacionais na dialética eu-outro. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 15–29, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43431. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43431. Acesso em: 14 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!
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