Raciocínio geográfico e cartografia crítica como eixos teórico-metodológicos para a formação docente no curso de cartografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84018Palavras-chave:
raciocínio geográfico, pensamento espacial, cartografia críticaResumo
O presente artigo tem como objetivo abordar os nexos entre o raciocínio geográfico, o pensamento espacial e a Cartografia Crítica, como eixos estruturais para a Educação Geográfica. Advoga-se que a construção do raciocínio geográfico pelos discentes da educação básica deve ser o objetivo primordial e identitário da Geografia presente na escola brasileira. É realizada inicialmente uma contextualização deste trabalho no âmbito de uma pesquisa coletiva, com quatro anos de duração, vinculada ao Grupo de Estudos em Cartografia Escolar, o GECE. Em seguida, aborda-se a relevância e a concepção de raciocínio geográfico dos autores, amparada na bibliografia da área de conhecimento. Em seção subsequente, apresenta-se o entendimento e as fundamentações acerca do pensamento espacial e como ele se articula com o raciocínio geográfico. No penúltimo recorte do texto, discorre-se sobre a perspectiva inerente à Cartografia Crítica e sua relevância para o ensino da Geografia com o uso de mapas. Nas considerações finais, os autores fazem um esforço de síntese das ideias-chave do texto e apresentam um pequeno exemplo ilustrativo de ação pedagógica para mobilizar o raciocínio geográfico discente, com o inerente procedimento do pensamento espacial em um enquadramento crítico da Cartografia
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