Raciocínio geográfico e cartografia crítica como eixos teórico-metodológicos para a formação docente no curso de cartografia escolar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84018

Parole chiave:

raciocínio geográfico, pensamento espacial, cartografia crítica

Abstract

O presente artigo tem como objetivo abordar os nexos entre o raciocínio geográfico, o pensamento espacial e a Cartografia Crítica, como eixos estruturais para a Educação Geográfica. Advoga-se que a construção do raciocínio geográfico pelos discentes da educação básica deve ser o objetivo primordial e identitário da Geografia presente na escola brasileira. É realizada inicialmente uma contextualização deste trabalho no âmbito de uma pesquisa coletiva, com quatro anos de duração, vinculada ao Grupo de Estudos em Cartografia Escolar, o GECE. Em seguida, aborda-se a relevância e a concepção de raciocínio geográfico dos autores, amparada na bibliografia da área de conhecimento. Em seção subsequente, apresenta-se o entendimento e as fundamentações acerca do pensamento espacial e como ele se articula com o raciocínio geográfico. No penúltimo recorte do texto, discorre-se sobre a perspectiva inerente à Cartografia Crítica e sua relevância para o ensino da Geografia com o uso de mapas. Nas considerações finais, os autores fazem um esforço de síntese das ideias-chave do texto e apresentam um pequeno exemplo ilustrativo de ação pedagógica para mobilizar o raciocínio geográfico discente, com o inerente procedimento do pensamento espacial em um enquadramento crítico da Cartografia

Biografie autore

Ronaldo Goulart Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, duarte.rg@gmail.com

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado na Universidade de São Paulo. Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no curso de licenciatura e realizando pesquisas e atividades de extensão no campo da Educação Geográfica, com ênfase na Cartografia Escolar.

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Matheus Henrique Pereira da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Porangatu, Goiás, Brasil, matheushenrique05@live.com

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Porangatu. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Porto Nacional. Doutorando em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), Câmpus Samambaia – Goiânia. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Porangatu.

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Hugo Gabriel da Silva Mota, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), Goiânia, Goiás, Brasil, hugo_brt@yahoo.com.br

Graduado em Geografia (UFG/2009), Mestre em Geografia (UFG/2015) e Doutor em Geografia (UFG/2024). Docente da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME/GO).

Endereço Profissional: Rua 227-A, 331 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO

CEP: 74610-155

E-mail: hugo_brt@yahoo.com.br

Pubblicato

2025-12-08

Come citare

Duarte, R. G., Silva, M. H. P. da, & Mota, H. G. da S. (2025). Raciocínio geográfico e cartografia crítica como eixos teórico-metodológicos para a formação docente no curso de cartografia escolar. Revista Signos Geográficos, 7, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84018

Fascicolo

Sezione

Dossiê