Os Estudos Amazônicos e os seus professores no contexto (pós) pandêmico: olhares a partir de Altamira-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.78064

Palavras-chave:

Estudos Amazônicos, desafios da prática docente, pós-pandemia, formação de professores

Resumo

: Com a declaração de emergência sanitária ocorrida em março de 2020, por conta da disseminação do coronavírus, diversos setores da sociedade foram impactados, inclusive, pela implementação de medidas emergenciais que implicaram em um distanciamento social. No âmbito escolar não foi diferente, o principal caminho trilhado para a continuidade das aulas foi por meio do ensino remoto. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo compreender as dinâmicas do ensino de Estudos Amazônicos antes, durante e depois da pandemia de COVID-19 nas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Altamira – PA, a partir de um diálogo com os professores deste componente curricular. A metodologia utilizada consiste em uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, apoiada na revisão de literatura e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários aos professores. Constatou-se que os desafios dos sujeitos da pesquisa no âmbito do Ensino Remoto Emergencial foram múltiplos, e que vários deles permanecem, mesmo depois de dois anos letivos, nos quais a presencialidade retornou, além da importância de qualificar a formação do professor de Geografia, que é, em suma, quem responde por este componente de nas escolas paraenses. Defende-se, por fim, a relevância de visibilizar o trabalho docente no âmbito dos Estudos Amazônicos, com pesquisas que busquem compreender as particularidades e a especificidade deste.

Biografia do Autor

Jane Carla dos Santos Sarmento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, sarmentojane6@gmail.com

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2015), Participou como bolsista no Projeto museu digital de paisagens naturais e antrópicas diretamente afetadas pela construção de Belo Monte, do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPA, campus de Altamira. Também foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Possui Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPA (2019), Linha de Pesquisa: Dinâmicas Socioambientais e Recursos Naturais na Amazônia. Atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022), área de concentração: Utilização e Preservação dos Recursos Naturais e professora da rede municipal e privada de Altamira – PA.

Endereço Profissional: Campus Prof. João David Ferreira Lima — Trindade. Florianópolis, Santa Catarina. CEP 88040-900.

E-mail: sarmentojane6@gmail.com

Daniel Mallmann Vallerius, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil, daniel.mv@uol.com.br

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com graduação-sanduíche (CAPES) na Central Connecticut State University/USA. Mestre em Geografia (Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Doutor em Geografia (linha: Ensino-Aprendizagem de Geografia) pela Universidade Federal de Goiás (2017), com estágio doutoral junto a Universidad de Sevilla (Espanha). Atualmente é professor adjunto e Coordenador Substituto dos cursos de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional. É presidente do NDE - Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Geografia da UFT e coordena o Projeto de Inovação Pedagógica - PIP Geografia UFT.

Endereço Profissional: Rua 03, Qd 17, Lote 11, s/n, Setor Jardim dos Ipês, Porto Nacional, TO. CEP: 68372040.

E-mail: daniel.mv@uol.com.br

Publicado

29-12-2023

Como Citar

dos Santos Sarmento, J. C., & Mallmann Vallerius, D. (2023). Os Estudos Amazônicos e os seus professores no contexto (pós) pandêmico: olhares a partir de Altamira-PA. Revista Signos Geográficos, 5, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v5.78064

Edição

Seção

Artigos