Os Estudos Amazônicos e os seus professores no contexto (pós) pandêmico: olhares a partir de Altamira-PA
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.78064Palavras-chave:
Estudos Amazônicos, desafios da prática docente, pós-pandemia, formação de professoresResumo
: Com a declaração de emergência sanitária ocorrida em março de 2020, por conta da disseminação do coronavírus, diversos setores da sociedade foram impactados, inclusive, pela implementação de medidas emergenciais que implicaram em um distanciamento social. No âmbito escolar não foi diferente, o principal caminho trilhado para a continuidade das aulas foi por meio do ensino remoto. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo compreender as dinâmicas do ensino de Estudos Amazônicos antes, durante e depois da pandemia de COVID-19 nas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Altamira – PA, a partir de um diálogo com os professores deste componente curricular. A metodologia utilizada consiste em uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, apoiada na revisão de literatura e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários aos professores. Constatou-se que os desafios dos sujeitos da pesquisa no âmbito do Ensino Remoto Emergencial foram múltiplos, e que vários deles permanecem, mesmo depois de dois anos letivos, nos quais a presencialidade retornou, além da importância de qualificar a formação do professor de Geografia, que é, em suma, quem responde por este componente de nas escolas paraenses. Defende-se, por fim, a relevância de visibilizar o trabalho docente no âmbito dos Estudos Amazônicos, com pesquisas que busquem compreender as particularidades e a especificidade deste.