O estado do conhecimento sobre a Cartografia Escolar nos anais do Fórum Nacional NEPEG 2014-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.76253

Palavras-chave:

estado do conhecimento, Cartografia Escolar, ensino de Geografia, Fórum Nacional NEPEG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os artigos publicados nos anais do Fórum Nacional NEPEG relacionados à Cartografia Escolar, entre a 7ª e a 11ª edições, relativos ao período de 2014 a 2022. A metodologia para a análise dos 40 artigos encontrados segue o proposto por Pinheiro (2017) para o estado de conhecimento e diretrizes de definição de temas. Eles foram selecionados seguindo dois critérios, a saber: a vinculação ao grupo de trabalho (GT) intitulado “Linguagens para o ensino de Geografia” e a presença de discussão voltada à Cartografia Escolar. Sendo assim, essas publicações foram divididas em quatro temas gerais: 1. Recursos cartográficos; 2. Geotecnologias e Tecnologias da Informação e Comunicação; 3. Linguagem cartográfica no ensino; e 4. Cartografia tátil e educação especial em Geografia. Esses temas apresentam os seguintes temas transversais: a – metodologia e didática; b – conceitos e temas; c – práticas docentes e ações educativas. Identifica-se a pluralidade de propostas da Cartografia Escolar por meio da associação a metodologias de ensino, linguagens, tecnologias, inclusões de grupos minoritários (com ou sem deficiência) e conteúdo para o trabalho da interpretação espacial nas aulas de Geografia.

Biografia do Autor

David Luiz Almeida, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil, dlra.professor@gmail.com

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2012), mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba em 2015 e 2020, respectivamente. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Roraima. Coordena o Laboratório de Educação Geográfica da Amazônia (LEGAM) e o subprojeto de Geografia do Programa de Residência Pedagógica. É membro pesquisador do Grupo de Estudos de Cartografia para Escolares (GECE) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, formação de professores, Cartografia Escolar e Currículo.

Endereço profissional: Instituto de Geociências (UFRR), Mecejana, Boa Vista - RR, CEP: 69310-035.

E-mail: david.almeida@ufrr.br

Dayane Galdino Brito, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, João Pessoa, Paraíba, Brasil, dayanegbrito36@gmail.com

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.  É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica- GEPEG/UFPB e do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica – NEPEG/UFG. Atualmente, é professora efetiva de Geografia na Educação Básica na SEE/PB. Tem experiência de pesquisa na área de Educação Geográfica, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, ensino da Natureza na Geografia Escolar e Currículo.

Endereço profissional: Centro Administrativo Estadual, Secretaria de Educação, Avenida Dr. João da Mata, nº 200, Jaguaribe, João Pessoa/PB, CEP: 58015-900.

E-mail: dayanegbrito36@gmail.com

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Almeida, D. L., & Galdino Brito, D. (2023). O estado do conhecimento sobre a Cartografia Escolar nos anais do Fórum Nacional NEPEG 2014-2022. Revista Signos Geográficos, 5, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v5.76253

Edição

Seção

Artigos