O estado do conhecimento sobre a Cartografia Escolar nos anais do Fórum Nacional NEPEG 2014-2022
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.76253Parole chiave:
estado do conhecimento, Cartografia Escolar, ensino de Geografia, Fórum Nacional NEPEGAbstract
Este trabalho tem como objetivo geral analisar os artigos publicados nos anais do Fórum Nacional NEPEG relacionados à Cartografia Escolar, entre a 7ª e a 11ª edições, relativos ao período de 2014 a 2022. A metodologia para a análise dos 40 artigos encontrados segue o proposto por Pinheiro (2017) para o estado de conhecimento e diretrizes de definição de temas. Eles foram selecionados seguindo dois critérios, a saber: a vinculação ao grupo de trabalho (GT) intitulado “Linguagens para o ensino de Geografia” e a presença de discussão voltada à Cartografia Escolar. Sendo assim, essas publicações foram divididas em quatro temas gerais: 1. Recursos cartográficos; 2. Geotecnologias e Tecnologias da Informação e Comunicação; 3. Linguagem cartográfica no ensino; e 4. Cartografia tátil e educação especial em Geografia. Esses temas apresentam os seguintes temas transversais: a – metodologia e didática; b – conceitos e temas; c – práticas docentes e ações educativas. Identifica-se a pluralidade de propostas da Cartografia Escolar por meio da associação a metodologias de ensino, linguagens, tecnologias, inclusões de grupos minoritários (com ou sem deficiência) e conteúdo para o trabalho da interpretação espacial nas aulas de Geografia.