A LEITURA E ANÁLISE ESPACIAL POR MEIO DE MAPAS MENTAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v4.74429Palavras-chave:
ensino de Geografia, cartografia escolar, mapas mentais, Pensamento geográfico, conceitos, princípios lógicos, método, análise geográfica.Resumo
Este artigo objetiva destacar o mapa mental como uma proposta pedagógica pertinente para o trabalho da Geografia escolar atrelado ao processo de construção do pensamento geográfico dos alunos. Pois, mesmo essa representação espacial tendo uma forma de construção mais livre, entende-se a necessidade de apresentar um percurso metodológico que contribua com a sua aplicação no contexto escolar. Para desenvolver essa ideia destaca-se, num primeiro momento, a relação da ciência geográfica com a questão da espacialidade como uma forma de pensar e, na sequência, a contribuição da linguagem cartográfica como meio para sistematizar a leitura e análise espacial. Nesse sentido, o mapa mental é requerido como uma proposta de representação cartográfica que possibilita ao sujeito que o constrói evidenciar diferentes contextos, interpretações e percepções sobre um determinado espaço ou lugar. Para isso, serão apresentados e discutidos alguns exemplos de construção de mapas mentais na perspectiva de atividades escolares, destacando a potencialidade desse material para o desenvolvimento de uma leitura e análise mais crítica sobre o espaço geográfico.